A Copa e a realização de um sonho

Por Rodolfo Rodrigues
copa mineirao

Nasci em 1981 e tenho poucas lembranças da Copa de 1990, lembro apenas da tristeza de meus familiares com a vitória da Argentina sobre o Brasil. Antes disso, tenho uma vaga memória da Copa de 1986, não de nenhum jogo, mas da rua dos meus avós pintada.

Minha primeira Copa do Mundo gravad20140617_132345a realmente na memória é a de 1994. Lembro-
me como se fosse hoje, assisti a quarta de final contra a Holanda, a semifinal contra a Suécia, e a final contra a Itália, em Vila Velha- ES, onde estava de férias com minha família. Quando a decisão foi para os pênaltis, o medo de aumentar o jejum de títulos, que durava 24 anos, aumentou, e cheguei a me questionar se iria morrer sem ver o Brasil ganhar uma Copa. Como todos sabem, vi outro título além desse, o de 2002, e espero ver muitos outros.

Como todo amante do futebol, sonhava em assistir in loco uma partida do Mundial. Quando o Brasil foi escolhido pela FIFA para sediar o evento, o sonho parecia mais perto. A realização veio graças a minha namorada, que me deu esse grande presente. Queria ver qualquer partida da Copa e por sorte tive a chance de assistir a seleção da Bélgica, com vários atletas que atuam em equipes importantes da Europa, e a Argélia, que possui uma das torcidas (e história) mais legais dessa Copa. Além de tudo, fui pé quente, já que as duas seleções do único jogo de Copa do Mundo que assisti se classificaram para as oitavas de final.

Uma partida de mundial de seleções no estádio é algo totalmente diferente de qualquer tipo de jogo já assistido. É algo grandioso e surreal. Já começou no trajeto com vários gringos nos ônibus e nas filas para entrar no estádio. Vi brasileiros, americanos, chilenos, colombianos, argentinos, alemães, e é claro, belgas e argelinos tentando se comunicar, cantando, bebendo e se divertindo, e todos com o amor pelo futebol em comum. Sentia-me uma criança esperando a meia noite para ganhar um presente de Natal. Assim que começou a música oficial, com a entrada das bandeiras e das equipes, veio junto um frio na barriga, estranho, já que não era meu país em campo, mas a emoção era incontrolável. Não interessa se não era o Brasil em campo, ou alguma das seleções favoritas ao título, era minha Copa, meu momento. Uma atmosfera cativante, um sonho realizado.

P.S Tirei fotos, curti, me diverti, mas não pude deixar de notar a pouca presença de negros no estádio. “Estranho” pra um país onde mais da metade da população é negra.

E para os chatos de plantão que irão falar sobre alienação com o futebol, que eu devia era protestar deixo alguns links a seguir que retratam o que penso sobre tudo isso:

Copa escancara abismo entre o que o Brasil é e o que poderia ser  http://copadomundo.uol.com.br/noticias/bbc/2014/04/11/tim-vickery-copa-escancara-abismo-entre-o-que-o-brasil-e-e-o-que-poderia-ser.htm

Desmistificando os Gastos da Copa do Mundo

http://poucodeprosa.wordpress.com/2014/05/14/desmistificando-os-gastos-da-copa-do-mundo/

A Copa do Mundo revela mais sobre nós do que estamos dispostos a admitir

http://colunas.revistaepocanegocios.globo.com/empresaverde/2014/05/20/a-copa-do-mundo-revela-mais-sobre-nos-do-que-estamos-dispostos-a-admitir/

Custo da Copa equivale a um mês de gastos com a educação

http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/05/1458720-custo-da-copa-equivale-a-um-mes-de-gastos-com-educacao.shtml

Como entender a importância da Copa do Mundo

http://esportefino.cartacapital.com.br/copa-do-mundo-libano/

 

 

 

 

Sobre palpitandoocotidiano

Sou jornalista, com pós em empreendedorismo e marketing.
Esse post foi publicado em Esporte. Bookmark o link permanente.

2 respostas para A Copa e a realização de um sonho

  1. Fabio disse:

    Bom texto Rodolfo!! So uma coisa: o jogo contra a Holanda na copa de 94 foi nas quartas. A semifinal foi contra a Suecia – se nao me engano… Abraco!

Deixe um comentário

