Desmascarando boatos

Por Rodolfo Rodrigues

logo

Se na “vida real”, os boatos se espalham com rapidez, imagina na internet onde a facilidade para propagar as coisas é gigantesca. Os chamados hoaxes, como são conhecidas as notícias falsas criadas na internet, vem se tornando cada vez mais comum. Quem acompanha o PALPITANDO leu um texto que fiz recentemente sobre o tema “Cuidado com o que você compartilha”.

Pensando em abrir os olhos das pessoas, há mais de 10 anos o analista de sistemas Gilmar Lopes criou o e-farsas, site onde ele procura desvendar a boataria do mundo virtual. Por coincidência, ou não, o site foi criado em um dia 1° de abril, conhecido como dia da mentira.

A seguir um rápido bate papo com Gilmar, contando um pouco do seu trabalho.

PALPITANDO: Quando e como surgiu a ideia do e-farsas?

GILMAR: Sabe aquele e-mail – que circula há anos – sobre uma menina que estaria com câncer e para cada e-mail repassado ela ganharia R$ 0,10 para ajudar em seu tratamento? Então… Certo dia, lá pelos anos 2000, ao invés de repassar o e-mail, resolvi pesquisar e descobri que essa história era falsa! Repassei pra todo mundo essa pesquisa que fiz e a partir daí os amigos começaram a me mandar outras notícias pra eu pesquisar. Acabei criando o e-farsas.com, no dia 1° de abril de 2002, pra deixar todas as pesquisas num único local para consulta.

PALPITANDO: Você cuida sozinho do site, ou alguém te ajuda?

GILMAR: Eu mesmo cuido de tudo. Desde as pesquisas até à parte comercial do site. Muitos leitores colaboram enviando algumas dúvidas já com parte da história pesquisada, o que ajuda muito. A ideia do E-farsas sempre foi a de usar a própria internet como ferramenta para desmistificar os boatos que circulam nela.

PALPITANDO: Qual a sua formação?

GILMAR: Sou tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Desenvolvo sistemas para intranets em PHP.

PALPITANDO: Você trabalha na rádio Bandeirantes, em SP, seu trabalho lá é desvendar boatos também?

GILMAR: Na Rádio Bandeirantes sou colaborador e consultor do programa “Você É Curioso?” apresentado todo sábado, às 10hs, pelo jornalista Marcelo Duarte. Apresento o quadro “Verdadeiro ou Farsa?”, onde esclareço se alguma coisa que rolou na web na semana foi real ou não.

PALPITANDO:Qual é o principal tipo de boato ou hoax que espalha na internet, seriam as mortes?

GILMAR: Toda semana “morre” alguém na web, né? rsrsrsrs Tanto que quando eu apresentava o Programa E-farsas numa webTV criei o quadro “Quem Não Morreu”, onde mostrava todos os boatos de morte de famosos da semana. Mas, apesar da enorme quantidade de boatos de mortes, acredito que hoaxes envolvendo saúde são mais frequentes. Há poucos dias, por exemplo, publiquei uma pesquisa que fiz a respeito de uma notícia espalhada pelo WhatsApp sobre um enfermeiro que estaria contaminando com HIV as pessoas na rua. Uma reedição de um boato antigo que circula há anos.

PALPITANDO: Qual caso deu mais trabalho para desmascarar?

GILMAR: Geralmente, histórias envolvendo políticos são complicadas de se investigar. Mas tem uma notícia de um chinês que vendeu o rim para comprar um iPad (http://www.e-farsas.com/chines-vende-o-rim-para-comprar-um-ipad2.html). A notícia é real, mas ainda hoje fico com a impressão de que o rapaz deva ter conseguido o dinheiro de outras maneiras e não tenha contado à mãe (apesar da cicatriz na barriga). Como na maioria das vezes o boato acontece longe (para que fique mais difícil de ser desmentido), dependo muito das informações de jornais locais (que nem sempre contam a história da forma que ocorreu de verdade).

PALPITANDO:Muita gente já pensou que você também cria história quando desmente algum boato? Conte um caso ou situação interessante que já aconteceu.

GILMAR: Sim! Sempre espero para ver se aquele determinado boato vai se espalhar mesmo antes de começar a pesquisa-lo, mas acontece de algum leitor ainda não conhecer aquela história… Aí, já acham que estou inventando! Alguns leitores reclamaram que eu estava ganhando alguma coisa ao divulgar essa história: http://www.e-farsas.com/burguer-king-lanca-suporte-para-lanche-que-deixa-suas-maos-livres.html, mas é que na época eu me precipitei e publiquei a pesquisa antes do vídeo ficar popular aqui no Brasil!

PALPITANDO:A imprensa usa muito seu site para mostrar que alguma notícia é falsa?

GILMAR: Sim e isso me deixa muito feliz! Alunos também usam vários dos textos do E-farsas em seus TCCs e até alguns livros citam o E-farsas como, por exemplo, o Educ@ar – da Martha Gabriel http://www.martha.com.br/educr-a-revolucao-digital-na-educacao/. Só fico triste quando usam os artigos sem darem os devidos créditos! Tem até programa de TV que “se esquece” de dizer que retirou aquela matéria do E-farsas. Lamentável!

PALPITANDO:As pessoas compartilham tudo que aparece na internet, todo mundo já foi enganado com alguma coisa, qual conselho que você dá para as pessoas descobrirem se algo é real ou foi inventado por alguém?

GILMAR: É sempre bom dar aquela analisada antes de repassar alguma coisa na web. Escrevi algumas características de um hoax aqui: http://www.e-farsas.com/hoax-o-que-e-parte-1-caracteristicas.html

PALPITANDO:Este ano teremos eleições, e nesta época as mentiras se propagam pela internet. Seu trabalho deve aumentar?

GILMAR: Nem me fale! O pior é que se analiso boatos envolvendo a oposição me chamam de “agitador” e se publico sobre o governo, me chamam de “petista”!

PALPITANDO: Os leitores mandam muitos casos pedindo sua ajuda? Como é sua relação com as pessoas nas redes sociais?

GILMAR: Meus leitores são os melhores do mundo (to parecendo político, né?)! Recebo dezenas de pedidos diariamente e fica humanamente impossível responder a todos. Quando publico sobre determinado assunto respondo a todos de uma vez só. Alguns leitores ajudam nas pesquisas e me dão dicas de onde posso começar as buscas. Fico 24hs por dia conectado no Twitter @efarsas (minha principal ferramenta de interação) e mantenho alguns “radares” ligados (e-mail, feed de notícias etc) à procura de descobrir o que estão falando na web. A fanpage do E-farsas www.facebook.com/efarsas) também é bem participativa e tenho adorado a ferramenta!

PALPITANDO:  Se quiser deixar alguma mensagem, recado ou divulgar alguma coisa fique a vontade.

GILMAR: Não acredite em tudo que você lê na web. Aliás, duvide até do que escrevo no E-farsas. Abração!

 

Anúncios

Sobre palpitandoocotidiano

Sou jornalista, com pós em empreendedorismo e marketing.
Esse post foi publicado em Bate papo. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Desmascarando boatos

  1. Gilmar Lopes disse:

    Muito obrigado pelo bate papo! Abração!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s