Cuidado com o que você compartilha

Por Rodolfo Rodrigues

Facebook

Ultimamente ando com grande preguiça de algumas postagens no Facebook. Intolerância, preconceitos e mentiras, aliás, muitas mentiras.

A galera sai compartilhando qualquer tipo de “notícia” sem checar as fontes. Montagens mentirosas estão chovendo na timeline. Sei que as pessoas andam revoltadas com muita coisa, e em alguns casos liberam essa revolta com postagens que ~irão mudar o mundo~, mas não custa nada fazer uma rápida pesquisa no Google, só pra saber se você não tá propagando mentiras e pagando mico.

Claro, todo mundo pode errar. Não vou tirar o meu da reta, já vacilei e já compartilhei notícia falsa, uma declaração supostamente dada em um jornal. Confiei e não entrei no site do veículo para checar. Rapidamente fui alertado por colegas, pedi desculpas aos amigos e coloquei a informação verdadeira. A partir daí, fiquei mais atento, o erro virou aprendizado.

Esse ano terá eleição, então é o momento de ficarmos mais atentos para não virarmos massa de manobra. Todos os candidatos possuem equipes trabalhando dia e noite na internet, monitorando, produzindo conteúdo e, claro, espalhando mentiras referentes aos adversários. Se, por exemplo, compartilharem uma montagem com alguma frase que teria sido tida por alguém, jogue no Google e veja se isso realmente é verdade. Você não irá perder nenhum tempo precioso da sua vida, é bem rápido.

Erros acontecem e é normal uma vez ou outra a gente vacilar, o problema é quando a pessoa age de má fé, isso é coisa de mau caráter. Alguns pensam “não estou nem aí se é mentira, se é contra meu adversário eu compartilho mesmo”. Reflexo da guerrinha ridícula e infantil que viraram as discussões políticas no Brasil, onde as pessoas torcem por partidos como se estivessem torcendo por times de futebol.

Já prevejo uma enxurrada de chorume nas redes sociais quando as eleições se aproximarem. Tenho certeza que vou sentir saudades das montagens (ridículas) do bodinho, da Gina Indelicada ou do Chapolin Sincero, quando aparecerem as publicações armadas pelos partidos. Uma solução: cancelar o feed de notícias do amigo (a) que insiste em publicar inverdades.

P.S Achei a imagem na internet, não sei quem fez. Por isso não tem o crédito.

Anúncios

Sobre palpitandoocotidiano

Sou jornalista, com pós em empreendedorismo e marketing.
Esse post foi publicado em Reflexão. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Cuidado com o que você compartilha

  1. Victor disse:

    Boa iniciativa Rodolfo, porém há aqueles que querem mesmo compartilhar mentiras…. infelizmente…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s