Pedir desculpas, admitir falta de conhecimento

Por Rodolfo Rodrigues

keep-calm-because-só-sei-que-nada-sei-2

Parece bobagem, mas acho maneiro quando vejo alguém pedir desculpas por um erro ou equívoco que cometeu. Pode dizer que é meio piegas, mas é muito legal se mostrar humano e dizer que erra como todo mundo. Alguns acham feio, ridículo ou até mesmo humilhante reconhecer que fez ou falou bobagem, o ego domina.

Claro que nem sempre é fácil, ainda mais nos tempos de hoje onde somos patrulhados sempre. Mesmo assim, admitir um erro é e sempre será muito melhor do que insistir com algo que não é certo.

Outra coisa que acho bacana e estou aprendendo a fazer é tentar não impor opinião sobre algo que não sei, ou não tenho amplo conhecimento. É complicado, todo mundo gosta de palpitar em tudo, principalmente nas mídias sociais. O problema é que nem sempre temos condições de comentar sobre todo e qualquer tema. Ninguém tem a obrigação de saber de tudo, se alguém pergunta sobre algo que não sabemos, não é feio e nem humilhante dizer que não tem conhecimento sobre tal assunto. Se, por acaso, o tema for de interesse e você tenha vontade de debatê-lo, melhor ainda seria procurar ler para se informar.

Às vezes escuto programas esportivos em rádio ou vejo na TV, comentaristas questionando sobre tal jogador, ou sobre tal time ou campeonato fora do Brasil. Na verdade, foi isso que me motivou a escrever este texto, quando o cara fala ou escreve inverdades para o grande público a coisa se torna muito mais grave. Chego a ficar nervoso (não sei se é a palavra certa) ao ver gente que não acompanha, emitindo opiniões totalmente equivocadas e sem sentido. Não é mais fácil dizer que não acompanha tal campeonato, ou, que viu pouco esse jogador atuar e ainda não tem opinião formada sobre ele?

O jornalismo esportivo foi apenas um exemplo, isso acontece em todas as áreas, todos os setores, o tempo todo.

A vergonha de admitir falta de conhecimento atrapalha o profissionalismo e a convivência. Volto a dizer, ninguém é obrigado a saber tudo, e não há problema algum em admitir isto.

Pelo menos uma vez na vida todos nós já fizemos isto, não há como negar. Talvez muita gente tenha passado por isso lendo ou ouvindo algumas de minhas opiniões.

Anúncios

Sobre palpitandoocotidiano

Sou jornalista, com pós em empreendedorismo e marketing.
Esse post foi publicado em Reflexão. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Pedir desculpas, admitir falta de conhecimento

  1. Grasiela disse:

    Acredito que muitos acham que pedir desculpas, hoje em dia, seja sinal de fraqueza. Mas se esquecem que é princípio básico de educação e aponta para o caráter da pessoa. Já o “o dar opinião” muitas pessoas se sentem na obrigação de emitir algum “som” sobre o assunto só pra se sentir integrada… Que dó!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s