Os grandes portais e as notícias “toscas”

Por Rodolfo Rodrigues

Cat-surrounded-by-paparazzi

Ator tal foi visto com uma amiga na praia. Atriz X é flagrada passeando com o cachorrinho. Fulana repetiu o vestido de sicrana. Beltrana posta foto na academia. Irmã de jogador (ou de cantor) posta foto com amigos na balada. De um tempo para cá virou rotina abrir os grandes portais de internet e se deparar com “notícias” dessa natureza.

Coisas toscas desse tipo conseguem mais espaço do que notícias relevantes. E por que é assim? Porque o público gosta de ler? Hoje em dia os sites travam a batalham dos cliques. Muitos acessos geram mais anunciantes. Uma manchete sensacionalista ou uma foto de alguém seminu é certeza de clique.

Todo mundo (ou quase) gosta de saber o que está acontecendo com os famosos ou as pseudo-celebridades que, por sua vez, adoram se expor, por mais que digam que não. Fotos até mesmo constrangedoras em redes sociais viram manchetes. Se o famoso posta é porque quer aparecer e se o site publica é porque sempre que o faz consegue muitos acessos. E assim a roda gira.

As assessorias lotam os emails das redações com releases e fotos dos mais variados temas referentes aos seus clientes. Haja “criatividade” para se destacar. A verdade é que, ultimamente, poucos conseguem espaço por um trabalho que fez. A vida pessoal é que dá “ibope”.

Outro ponto a se destacar é que os veículos de comunicação estão vivendo um momento de crise, vários profissionais despedidos. Com pouca gente nas redações para apurar coisas relevantes, aproveitar fotos de redes sociais e releases virou a “solução”.

O tema não é simples, como este texto. Tem certa complexidade. O debate é longo e não vai aqui nenhum julgamento sobre quem gosta destas notícias, já li muito e algumas vou continuar lendo. Cada um tem direito de ler o que quiser, o questionamento é sobre o destaque que essas “notícias” ganham em comparação a outras de importância superior. No final das contas tudo se resume a: as pessoas leem coisas ruins porque a mídia divulga coisas ruins, ou a mídia divulga essas coisas porque as pessoas leem? Quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha?

Anúncios

Sobre palpitandoocotidiano

Sou jornalista, com pós em empreendedorismo e marketing.
Esse post foi publicado em Reflexão. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Os grandes portais e as notícias “toscas”

  1. Margareth disse:

    Concordo plenamente,fico chocada com as matérias irrelevantes e o povo burro como sempre.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s