Até que enfim Facebook!

*Por Mericks Mendes

SocialMedia1

Vida de Social Media não é fácil. Muitos podem pensar que é só ficar postando foto de cachorrinho fofinho no Facebook e ganhar like, mas não é. Hoje, é um profissional que não desliga pra nada, literalmente. Você pode dormir, mas seu celular, notebook, ipad e afins, tá ali, ligado de olho em tudo que anda acontecendo.

Essa quantidade grande de informação que a gente recebe, seja em perfil pessoal e principalmente em perfil corporativo na hora de elaborar um relatório, é solução e problema ao mesmo tempo. Solução porque você tem os números, que não são poucos.  Problema porque vários destes números precisam de fórmulas para se chegar ao resultado do que se está mensurando, seja engajamento, alcance, envolvimento, viralização, etc.

Mesmo porque, se você trabalha de forma autônoma ou se a empresa não assina um software de monitoramento é com papel, caneta e calculadora que você vai ter que trabalhar. Os gratuitos apesar de úteis em alguns casos, não tem muitos recursos. Por isso são gratuitos.

No Facebook especificamente existe o “Facebook Insights” que é uma verdadeira mão na roda quando precisamos coletar estes números.  Sempre foi básico, sempre tem atraso pra disponibilizar informações, mas é imprescindível no momento de se elaborar o relatório e façamos justiça, vinha tendo algumas melhoras.

Desde 2011, esta ferramenta não tinha uma atualização significativa. Era sempre novos recursos implementados a conta gotas. Eis que esta semana saiu neste endereço o que pode ser a facilidade para lidar com os números no Facebook.

Sim, o Insights será reformulado e terá novos recursos.

Pessoas falando sobre isso – Pra quem não sabe o que é explico de forma simples. É um indicador que mostra como a página está gerando assunto em torno do que é publicado nela.  Seu valor é obtido assim: O valor “Alcance viral” é quantos % do “Alcance total da publicação” (post)? Desde que o insights foi implementado é assim, mas agora a coisa mudou.

Agora, vai funcionar assim: O “Pessoas falando sobre isso” será subdividido, de forma em que você poderá saber quantos likes, shares e comments teve a publicação, quem clicou na foto, quem clicou no link e pessoas envolvidas. Ele vai dar estes números de bandeja pra você!

Viralização: É autoexplicativo. É como sua publicação se espalha. Ex.: Um amigo viu, um amigo deste amigo viu, um amigo dos dois primeiros amigos viram e por ai vai. Este é um ponto importante para ter referência de como suas publicações tomam alcance. É por elas que você traça a programação do seu conteúdo de forma que ele atinja o máximo de pessoas possível.

Agora vai funcionar assim: Antes o insights só dizia o quanto o post se espalhou, mas não dizia como ele se espalhou. A partir de agora você vai poder saber se foi por cliques por compartilhamentos, etc.

Entre outras coisas o novo Insights vai mostrar de forma mais detalhada onde estão a pessoas que interagem com sua pagina e quantas são estas pessoas.

Enfim, vejo como uma excelente mudança no modo de analisar sua página de uma forma mais segura e com números mais realistas. Isso vai deixar o relatório rico e com estes números poderemos traçar novas estratégias e posicionamentos para deixar a página sempre em movimento.

Não vi nada a respeito de como mensurar as hashtags, recentemente implementadas no Facebook. O jeito é esperar e ver na prática como vai funcionar. A princípio estou ansioso pra ver como vai funcionar e trabalhar com isso.

Agora só falta o Sr. Zuckerberg olhar com este mesmo carinho para o Instagram. A rede social agora é dele e ele já deve saber que muitas empresas usam sua ferramenta para interagir com seu público. Uns recursos para medir interação e melhorias no quesito segurança, cairiam muito bem. Mas isso é assunto para um futuro texto.

É isso. Desculpem-me se fui muito didático, mas é pra vocês “sentirem o nosso drama”, quando estamos trabalhando.

Até!

 

*Mericks Mendes é publicitário e Social Media do Cruzeiro Esporte Clube

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Sobre palpitandoocotidiano

Sou jornalista, com pós em empreendedorismo e marketing.
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