Conquistas e aprendizados das manifestações

Por Rodolfo Rodrigues

aprender-e1340816203307

Os protestos que se espalham pelos quatro cantos do Brasil já trouxeram e ainda irão trazer vitórias para a população. Algumas concretas, outras que é melhor aguardar para não ficarem somente na promessa.

Projetos de lei saindo das gavetas (precisam virar lei e estas leis precisam ser cumpridas), Proposta de Emenda Constitucional “caindo”, passagens de ônibus baixando de preço, etc.

Uma grande conquista foi o povo se interessar por política. Nos bares, padarias, nas reuniões de família e amigos e, principalmente, nas redes sociais, os brasileiros comentam sobre o momento político do país. Isso é muito importante, sempre fomos um povo rotulado de alienado.

Nem que seja na marra, estamos aprendendo a diferença entre os poderes executivo, legislativo e judiciário. Estamos aprendendo a importância de vereadores, deputados e senadores e que votar nestes cargos é tão (ou até mais) importante quanto um voto para prefeito, governador e presidente. Estamos aprendendo a ler mais, procurar entender o que é uma PEC, aprendendo a buscar mais fontes sobre determinado assunto, antes de acreditar na primeira coisa que a gente escuta ou lê. Estamos aprendendo a ser mais críticos. Claro que ainda falta muito, não somos acostumados com este tipo de “coisa”, mas essa largada é muito importante, é o primeiro passo.

Que essa onda de aprendizado e conquistas continue e se espalhe. O conhecimento é uma grande arma, mas o principal é saber ouvir e respeitar a opinião das pessoas, mesmo que seja diferente da sua. Discorde, mas parafraseando a canção “Mantenha o Respeito”. Vivemos em uma democracia e queremos nossos direitos, mas antes de exigirmos alguma coisa, é bom olharmos para o que estamos e não estamos fazendo. Respeito e educação são a base de tudo.

Anúncios

Sobre palpitandoocotidiano

Sou jornalista, com pós em empreendedorismo e marketing.
Esse post foi publicado em Reflexão. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s