Revolucionários do Ovomaltine

*Por Guilherme Novais

lucas hulk

Essa noite eu estava aqui refletindo sobre todas as manifestações e trabalhei bastante o meu lado polêmico. Caí naquela máxima “nova” de que o governo é a cara do povo e pensei em algumas das principais reclamações das ruas. Antes de qualquer coisa e de começarem a voar pedras de vândalos virtuais (como diria a presidenta), queria enfatizar que por mim, a situação jamais chegaria a esse ponto. Não votei na Dilma e nem no Lula em nenhum dos turnos e em nenhuma das eleições.

Não culpo quem votou e muito menos que ainda se convence que votou certo, estamos em uma democracia e cada um vê o que quer. Mas voltando ao assunto, o meu pensamento é apartidário como as manifestações e antiquado como ditados chineses: Comece mudando o mundo por você.

Saúde

Seja honesto, você cobra uma saúde de qualidade, mas como você cuida da sua saúde? Quantos são aqueles que conseguem se manter fiéis aos exercícios físicos, que não cometem excessos em academias ou usam anabolizantes. Isso pra não falar de drogas, ilícitas ou não.  Você nunca carregou um piano? Esqueceu algo na hora H, colocou a boca em lugares desconhecidos…

Políticos mais engajados, solução para problemas

Vocês querem políticos sérios ou querem “O último capítulo de Caverna do Dragão”, “Lucas no lugar do Hulk na seleção” ou “fim do funk no ônibus”? Nem mesmo reclamando da postura dos políticos, muitos não levam a política a sério. Pedem pra abaixar bandeiras de partidos (o que acho muito certo) mas riem do cartaz que diz que “O Goku não deixaria isso acontecer”. Tome atitude você também!

Fim da corrupção

Essa é pesada meu amigo, se você já usou a expressão “jeitinho brasileiro” sabe do que eu estou falando. E não se faça de desentendido. Você já comprou no camelô, deu uma forcinha pra um amigo, aceitou um troco errado ou baixou um mp3 de maneira ilegal, programa ou a revista masculina com aquela atriz famosa da novela. Quando eu era pequeno, por volta de uns 8 anos um menino roubou meu boné, o policial o pegou, chamou os pais e tudo mais. Foi tanta confusão que eu queria deixar pra lá e o policial (detalhe: não gosto de PM) me disse uma verdade: Quem rouba um boné pode não roubar um carro, mas roubo é roubo. Então pense.

Educação

Tudo bem, falar das notas na escola não é legal, na faculdade então, com todo aquele álcool é impossível dizer. Mas, atualmente, quanto você gasta por ano do seu salário para os estudos? Quantos livros você lê no ano? O brasileiro é um dos povos que menos lê no mundo. Fora isso, e no trabalho? No seu tempo vago você conversa sobre o fim de semana, vê um vídeo engraçado ou procura saber mais sobre o mercado e sua profissão? Na verdade o brasileiro só estuda por conta própria pra conseguir mudar de emprego ou pra conseguir um emprego. O povo procura dinheiro e não conhecimento.

Gastos públicos

Verifique sua conta no banco, como anda aquela proposta da poupança? Aquela viagem? Como você está com as suas finanças? Como você divide seus gastos? Estorou o cartão? Na realidade, muita gente dá conta de fazer isso, mas todo mundo já fez um mau negócio.

Acho que ficou claro no texto, mas às vezes é preciso desenhar. O recado é para os retardados e não para as pessoas sérias e de bem que vão aos protestos.

Enfim, pra não me prolongar demais, não sou desses jovens hipsters que vão de táxi, com uma roupa bacana e um cartaz reclamando da escalação da seleção, mas acredito que no geral massivo as intenções são boas. Eu estive nos protestos, na verdade sou da turma dos tios que apoia os jovens. Vamos pensar um pouco e começar a mudar o mundo por nós mesmos. Mas não na segunda, porque não é regime. Os governantes do país são representantes do povo, e por isso reflexo destes. Comece agora e se possível coloque algum acessório no braço pra não se esquecer disso.

*Guilherme Novais é Analista de Marketing

Sobre palpitandoocotidiano

Sou jornalista, com pós em empreendedorismo e marketing.
Esse post foi publicado em Convidados do blog, Reflexão. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

