Posso pensar diferente de você?

* Por Fábio Monteiro

Pensar diferente voce tambem pode

As vezes eu paro e fico tentando entender algumas coisas. Existe aquela ladainha (que não deixa de ser verdade) que o Brasil é um país onde a miscigenação é regra. Miscigenação é, a grosso modo, a mistura de diferentes raças, povos e etnias. Dá pra se ir mais um pouco além. Eu diria que somos um país com pessoas diferentes, de raças e etnias diferentes, que tem escolhas, pensamentos e gostos diferentes.

Pois bem. Meu facebook é bem parecido. Tenho uma galera adicionada aqui. Alguns amigos, alguns conhecidos, algumas pessoas a quem admiro, e muitas pessoas que não conheço. Entre essa turma tem cruzeirenses, atleticanos, flamenguistas, vascaínos, são paulinos, americanos, palmeirenses, corintianos, católicos, ateus, evangélicos, espíritas, budistas, negros, brancos, ruivas, pardos, carecas, cabeludos, gagos, trolladores, gente doida, jornalista, advogado, gays, lésbicas, bissexuais, socialistas, direitistas, esquerdistas, roqueiros, pagodeiros, micareteiros, funkeiros e por aí vai.

Tem gente de todo tipo aqui. Gente que pensa diferente de mim. Gente que torce diferente de mim. Gente que ouve música diferente de mim. Fechando esse grupo, falando só daqueles que são meus melhores amigos, aqueles com quem tenho liberdade, convivência, etc, a coisa fica mais visível. Tem alguns que torcem para o time rival do que torço, outros tem opiniões políticas diferentes, vários tem religiões diferentes, alguns nem tem religião, outros nem acreditam em Deus. Mas, uma coisa a gente tem em comum: o respeito pela opinião e individualidade do outro.

Política, futebol e religião são assuntos complicadíssimos. Pra você se envolver com algum destes três temas, a maturidade é essencial. Os três envolvem paixão e tudo que envolve paixão pode cegar a tal ponto que a de repente você já virou inimigo daquele que pensa diferente.

Na minha humilde opinião, se você é do tipo que briga com seu amigo, seu conhecido ou seja lá com quem for pelo simples fato dele defender uma posição política diferente, uma crença que não seja a sua ou por torcer por um time que não seja o seu, tem algo errado aí. Você pode estar precisando é de tratamento. Se você não pode conviver com opiniões diferentes da sua, talvez seja melhor se recolher a uma redoma onde só exista você. Seu companheiro de arquibancada de hoje, pode ser seu rival político amanhã… ou seu companheiro de catequese de hoje pode ser seu rival de arquibancada amanhã. E por aí vai…

Por isso, e muito mais, é melhor deixar com que as diferenças políticas, religiosas e futebolísticas não influenciem sua convivência com as pessoas. A não ser que você queira viver numa redoma, livre de opiniões contrárias. Mas, viva sem internet ou qualquer outro meio de comunicação. Se não quer debater, ao menos respeite a opinião alheia. Principalmente a opinião de quem respeita a sua e não tenta te converter a uma ‘nova’ religião, time ou posição política. Afinal de contas, não é pela democracia verdadeira que a gente tá brigando?

Então…

Me deixa ter o MEU time… a MINHA opinião sobre as manifestações… a MINHA crença… Não vou brigar porque vc não torce para o meu time, não reza comigo e não pensa como eu. Pelo contrário. As diferenças é que unem as pessoas inteligentes pelo debate, pela troca de ideias, pelo compartilhamento de pensamentos.

E bola pra frente!!!!

**

Não, eu não dependo de um centavo de instituição pública nenhuma e nem tenho ligação política com nenhum partido…

 

*Fábio Monteiro é jornalista  http://backstagedojornalismo.blogspot.com.br/

Anúncios

Sobre palpitandoocotidiano

Sou jornalista, com pós em empreendedorismo e marketing.
Esse post foi publicado em Convidados do blog, Reflexão. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s