Dois dedos de prosa com o Pinguim: o case Ponto Frio

Por Rodolfo Rodrigues

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Bom humor, ótimas sacadas e feeling para saber usar o que é assunto no momento na internet. Estas são algumas armas do Pinguim, o personagem criado pelo Ponto Frio que faz sucesso nas redes sociais (principalmente no Twitter).

A prova do bom trabalho da empresa com marketing digital é que, em 2012, o varejista faturou R$ 20 milhões em vendas por meio de ações feitas no Twitter e Facebook. LEIA AQUI.

Sempre tive curiosidade para saber um pouco mais sobre este trabalho do Ponto Frio nas redes sociais. Então resolvi entrar em contato com o perfil do Pinguim no Twitter e perguntar se poderia enviar algumas perguntas. Fui respondido imediatamente e enviei um e-mail para a assessoria de imprensa da empresa.

Alguns dias depois recebi algumas respostas. Abaixo segue uma pequena entrevista que ajudou a matar um pouco da minha curiosidade.

Palpitando – Como surgiu a ideia do perfil no Twitter? É gerenciado por um funcionário do Ponto Frio ou uma agência de comunicação? Pode dizer quantas pessoas tomam conta do perfil? Se for agência, qual? Quando surgiu o perfil?

Pinguim – O perfil surgiu em 2010 e a operação é feita totalmente no marketing do Pontofrio.com.

Palpitando – Vocês usam outras mídias sociais? Se sim, quais? O Twitter é o carro chefe da empresa nas mídias sociais?

Pinguim – Usamos Facebook, Vine, YouTube e em breve Instagram.

Palpitando – Como foi feito o estudo para chegar a este formato, que é ousado?

Pinguim – Foram diversos testes até chegar ao modelo atual.

Palpitando – Como foi negociado com a direção do Ponto Frio a liberdade para “brincar” na internet?

Pinguim – A diretoria é muito aberta para novos testes e acreditamos que a melhor forma de estar presente no Twitter é com a mesma linguagem de quem a usa.

Palpitando – Comente um pouco do sucesso fazendo links com as novelas, programas de TV e outros eventos com as ofertas.

Pinguim – Hoje o Twitter é conhecido como uma segunda tela de grandes eventos e acontecimentos. Quando transformamos esses assuntos em interação, o sucesso é imediato.

Palpitando – Pra você qual a importância de saber usar, de maneira criativa, as redes sociais para o trabalho do marketing?

Pinguim – É uma forma de se diferenciar da concorrência e também de realizar testes.

Palpitando – Acha que as ações na internet irão superar as da mídia tradicional, no futuro?

Pinguim – Pesquisas apontam que a internet será uma mídia cada vez mais utilizada, e acreditamos que há espaço para todos os veículos.

Palpitando – Foi notado um melhor relacionamento com os clientes, depois da criação do perfil do pinguim?

Pinguim – Sim.

Palpitando – Acredita que os concorrentes tentarão imitar de alguma maneira?

Pinguim – Prefiro não comentar sobre a concorrência.

Palpitando – Já recebeu alguma crítica de clientes desavisados ou ainda não muito ligados no marketing digital?

Pinguim – É raro, porém quando acontece é apenas na mensagem inicial. Depois que desenvolvemos a interação percebemos que o consumidor muda a percepção.

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Sobre palpitandoocotidiano

Sou jornalista, com pós em empreendedorismo e marketing.
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