Social Media: A importância de um profissional qualificado

Por Rodolfo Rodrigues

03-social-media-management8777

Facebook, twitter, google +, instagram, linkedin, pinterest, etc. Para muitos são simples passatempo, mas para outros, são ferramentas de trabalho de importância fundamental para o chamado marketing digital.

Muito se tem falado sobre a importância das redes sociais para as empresas e como elas podem ser usadas a favor das instituições.

Uma página no facebook, ou uma conta no twitter, por exemplo, além de frisar e divulgar a marca pode ser usada para manter contato com o público, monitorar concorrentes, gerenciar crises, etc.

Hoje é comum as pessoas terem acesso à internet em qualquer lugar, um produto com problema, ou um serviço mal feito logo é divulgado nas redes sociais e a velocidade com que as reclamações espalham é gigantesca, o que pode comprometer empresas e com isto as redes sociais acabam virando um verdadeiro SAC.

Para isto as instituições (seja através de agência ou com funcionário próprio) estão contando com um profissional novo no mercado, o Analista de Mídias Sociais, ou Social Media. Este profissional é responsável por administrar as contas das redes sociais da empresa e gerenciar conteúdo para as mesmas.

O Social Media irá monitorar, com o auxílio de ferramentas apropriadas, tudo que diz respeito ao seu cliente, na internet, fazendo relatórios que mostrarão diversas informações como, por exemplo, a visão e perfil do cliente, possíveis clientes, reclamações, dúvidas e ações dos concorrentes.

É uma função de extrema importância, já que os resultados destes relatórios serão fundamentais para as estratégias da empresa. Por isso o profissional que exercerá esta função precisa ser qualificado e bem preparado com cursos.

Não dá para apostar em um primo que fica na internet o dia inteiro para tomar conta de sua empresa no mundo virtual. Assim como alguns pedem um parente sem nenhuma formação, mas que sabe usar o Corel, para fazer o papel de designer ou publicitário.

Profissionalismo acima de tudo, caso contrário não adianta reclamar quando o pão cair com a manteiga para baixo.

Anúncios

Sobre palpitandoocotidiano

Sou jornalista, com pós em empreendedorismo e marketing.
Esse post foi publicado em Marketing, Tecnologia. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s