Balanço do Alabama

Por Rodolfo Rodrigues

alabama-disco

Influências de blues, soul, country e claro, rock, de forma simplista. É assim que poderíamos definir o estilo do quinteto Alabama Shakes. A mistura destes estilos é conhecida como Southern Rock (subgênero do rock, criado na Região Sul dos Estados Unidos).

Sei que para os mais antenados na cena musical fora do país, a banda não é uma novidade, já que seu até então único disco, Boys & Girls,  foi lançado em 2012.

Confesso que pra mim é novidade e muito boa, por sinal. Só conhecia uma música, até assistir pela TV o ótimo show que eles fizeram no festival Lollapalooza, em São Paulo.

A potência vocal de Brittany Howard (que também é guitarrista) é sensacional. De cara, é o que mais chama atenção na banda. Sua voz lembra Janis Joplin, Tina Turner, e por vezes Joss Stone e Amy Winehouse. O desempenho da banda ao vivo é ainda melhor do que no disco.

Notei também um pouco a influência de nomes como Led Zeppelin e AC/DC.

Além de Brittany, o grupo é composto pelo guitarrista Heath Fogg, o baixista Zac Cockrell, o tecladista Ben Tanner e o baterista Steve Johnson, que fazem um som cru e muito competente.

Recomendo para quem ainda não conhece, e quem já conhece continue curtindo este som viciante. Espero que os próximos discos sejam tão bons (ou melhores) que Boys & Girls, e que o Alabama Shakes não seja uma banda de apenas um bom álbum.

Anúncios

Sobre palpitandoocotidiano

Sou jornalista, com pós em empreendedorismo e marketing.
Esse post foi publicado em Música. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s