Tutorial de anúncios

Por Rodolfo Rodrigues

Anuncie aqui

Gosto de reparar anúncios, spots e outros tipos de propaganda e publicidade. Admiro a criatividade dos profissionais que trabalham nas agências, somos um dos principais países do mundo neste ramo. Mas também, por vezes, fico pensando como alguém paga pra fazer propagandas tão sem sentido, repetidas e até ruins. Algumas são bem curiosas, e isto me fez escrever este texto totalmente tolo, sem sentido e que parece coisa de gente à toa.

Já repararam que certos anúncios são feitos meio que com tutoriais? Sei lá, parece que alguém criou uma regra e todo mundo do mesmo ramo segue como se fosse um discípulo. Quer um exemplo? Toda propaganda de faculdade tem no texto os seguintes dizeres: “A melhor do estado na avaliação do MEC”, Todas as faculdades são as melhores do estado, mas também o que pensar do MEC que deu nota máxima em redações esdrúxulas do Enem?

Do mesmo modo acontece com as rádios FM’s: todas anunciam em suas vinhetas que são as mais ouvidas, comprovado por pesquisa e ainda falam que tal emissora é a rádio do verão. Nenhuma serve para escutar no inverno, talvez só as AM’s.

Quem também usa as mesmas frases são os cursinhos de pré-vestibular. Em todos os anúncios podemos ler ou ouvir: “Somos os campeões de aprovação nas universidades federais”. Outra curiosidade é que em todos os cursinhos existe um aluno que foi primeiro lugar, e que sempre aparece nas fotos com o dedo mostrando o número um. Devem levar a sério a conversa de que o segundo é o primeiro perdedor.

Nos anúncios de carro popular é garantido você ver que tal carro é o campeão de vendas da categoria e é o mais econômico. Ou seja, todos os carros populares, são os mais vendidos e todos são os que consomem menos combustível.

Sei que muita gente que nunca reparou isso, vai começar a prestar mais atenção. E quem tiver outros exemplos pode postar nos comentários.

 

 

Anúncios

Sobre palpitandoocotidiano

Sou jornalista, com pós em empreendedorismo e marketing.
Esse post foi publicado em Bobagens. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Tutorial de anúncios

  1. Guilherme Novais disse:

    Como defensor da classe e conhecedor do cotidiano, tem certas coisas que devemos enfatizar. Nem sempre a empresa que tem mais dinheiro tem as melhores propagandas, mas as que são mais organizadas sempre tem ações publicitárias memoráveis. isso vem por causa de um fator crucial: a intervenção. Quanto mais confiança a empresa tem no seu setor de marketing ou na empresa contratada para a função, melhor a qualidade do serviço final. Antigamente podiamos culpar apenas a “mão de vaquice” em gastar com produção ou profissionais para produzir as propagandas, mas hj, além disso, encontramos os “ideotas de plantão” que são os responsáveis pelas empresas, chefes de setor ou mesmo donos que lêem um artigo sobre o mercado em um site qualquer, baseado em algum autor que nunca trabalhou no dia a dia do negocio e tomam para si (no caso para a empresa que administram) as “verdades” desse autor, mantendo certos jargões e fórmulas prontas. É fato também que existem os maus profissionais, mas quando esses não sofrem influencia, não duram, pois os resultados não aparecem.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s