Marketing do Cruzeiro mostra evolução

Por Rodolfo Rodrigues

Cruzeiro 2 x 1 Atlético

Quem me conhece, sabe que sou um crítico ferrenho do marketing esportivo no Brasil. Acho que os clubes deixam de ganhar muito dinheiro com ações, eventos e promoções, como é o caso do Ronaldinho Gaúcho no Atlético, que citei em outro post.

Nós jornalistas, somos experts em criticar o que está errado, denunciar irregularidades etc. Dizem que gostamos apenas de notícias ruins.

Claro que isso não é verdade, sabemos mostrar coisas boas e coisas que funcionam. Dentro do marketing esportivo, quero comentar um pouco sobre as boas ações desenvolvidas no Cruzeiro, que vem mostrando um variado leque de campanhas.

O carro chefe do marketing celeste é o programa de sócio torcedor, dividido em várias categorias, vem se mostrando uma ótima alternativa de receita para o clube. Além de vantagens com ingressos, os sócios acumulam pontos e trocam por produtos oficiais. Segundo o presidente Gilvan de Pinho Tavares, em entrevista dada ao Supereportes, o Cruzeiro tem atualmente 21.388 sócios, que rendem mais de R$ 1,7 milhão por mês ao clube. A perspectiva do clube é alcançar a marca dos 40 mil sócios torcedores até o final deste ano.

O clube também está aumentando suas franquias da nova loja oficial. A meta é abrir 40 unidades nos próximos quatro anos e expandir para outros estados.

Vários outros projetos foram ou estão sendo implantados. Pode-se notar, por exemplo, a Fan Page oficial do clube, no facebook. Nela os profissionais responsáveis estão promovendo ações para aproximar os torcedores da entidade, como exposição de fotos, campanhas de doação de sangue, links que levam à seção de notícias no site oficial e divulgação dos serviços das partidas de vôlei e futebol etc.

Outra medida interessante é a publicação de um livro sobre a história do clube, contada por torcedores. Quem quiser participar precisa pagar uma conta, a mais cara custa R$ 5 mil.

Nesta semana, o departamento de marketing divulgou sua mais nova ação. Durante a paralisação das competições para a realização da Copa das Confederações, o Cruzeiro irá fazer uma intertemporada nos EUA. A novidade é que torcedores poderão viajar junto, já que o clube fez uma parceria com uma agência de viagem, com dois tipos de pacote. Os sócios terão descontos na compra.

Muita coisa precisa ser ajustada, principalmente em relação ao sócio, que mostrou algumas falhas, mas as perspectivas são boas e os ajustes estão sendo feitos.

O marketing do Cruzeiro, assim como o dos demais clubes do Brasil, não é perfeito, o marketing esportivo brasileiro ainda está muito atrás dos clubes da Europa e dos esportes americanos, por exemplo. Mas a evolução é nítida e o trabalho ao que tudo indica parece bem feito.

 

 

 

Anúncios

Sobre palpitandoocotidiano

Sou jornalista, com pós em empreendedorismo e marketing.
Esse post foi publicado em Esporte, Marketing. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s