Um clássico com favorito

Por Rodolfo Rodrigues

assistir-ao-vivo-online-cruzeiro-atletico-mg-jogo

Clássico é clássico e vice-versa, já dizia o “poeta”, para tentar explicar que os derbies regionais não têm favorito. Em vários momentos os grandes clássicos já mostraram que nem sempre quem vive a melhor fase, ou possui o melhor time, vence a partida. Vontade, raça e até mesmo a sorte podem vencer a qualidade técnica.

Acredito que na grande maioria das vezes o melhor sempre vence, mas as partidas vencidas pelas equipes que estavam mais fracas no momento ficam gravadas na memória.

No dia 3, Cruzeiro e Atlético irão fazer a reabertura do Mineirão. Neste clássico, não tenho nenhuma dúvida de que há um favorito, o Atlético.

O alvinegro manteve o treinador e a base que ficou na segunda colocação do Campeonato Brasileiro. É uma equipe pronta, com dois ótimos zagueiros e dois excelentes jogadores na criação das jogadas, que precisa de apenas alguns ajustes. Os reforços que chegaram e irão chegar, não precisam entrar de uma vez, podem se encaixar aos poucos. Os jogadores sabem o que Cuca quer e o esquema tático deverá ser mantido.

Por outro lado, o Cruzeiro mudou de treinador e contratou uma nova equipe. Formar um novo time é algo que requer tempo e paciência. A equipe azul está começando do zero. Para ter uma ideia da dimensão, do time que fez a última partida do Brasileirão de 2012, para a possível equipe que enfrentará o Atlético, são sete mudanças. Se contarmos que Everton e Leandro Guerreiro terminaram o ano na lateral e na zaga respectivamente, podemos falar em nove mudanças, sete novos nomes, e mais dois em posições diferentes. Marcelo Oliveira terá muito trabalho pela frente, ter um clássico como primeiro desafio oficial do ano, pode ser uma armadilha muito perigosa.

Acho que ninguém tem dúvida de que o Atlético é o grande favorito, mas este favoritismo não garante uma vitória. A teoria não vai pra dentro do campo. As duas equipes irão jogar muito aquém da melhor forma física, então a força de vontade e o emocional podem prevalecer.

Resta a quem for ao estádio apoiar seu time o máximo que puder. E para as duas torcidas uma dica: uma vitória no dia 3 não significa que seu time está pronto assim como uma derrota não mostrará que sua equipe é a pior do mundo. É preciso muito cuidado para analisar qualquer time na primeira partida oficial do ano.

Anúncios

Sobre palpitandoocotidiano

Sou jornalista, com pós em empreendedorismo e marketing.
Esse post foi publicado em Esporte. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Um clássico com favorito

  1. Fábio F. Monteiro disse:

    Não vi o jogo ontem mas pelo que me disseram, o Cruzeiro ainda tem que se encontrar. Mas, nada preocupante. E, qdo pisam em MG, os jogadores já sentem a rivalidade. Em campo são 11 contra 11… e o bicho pega… favoritismo existe, mas é só no papel… e dá-lhe Zêro!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s