Aumente o som

Por Rodolfo Rodrigues

Está semana resolvi dar a dica de um filme/documentário que assisti por recomendação do meu amigo Emmanuel Albuquerque, de Belo Horizonte. Lançado ano passado, mas com exibição nos cinemas brasileiros apenas em fevereiro deste ano, o documentário “A todo volume” (It Might Get Loud, 2008) mostra o fascínio pela guitarra, por meio de três virtuosos músicos excelentes no que fazem, obviamente, cada um com seu estilo de tocar dentro do mundo do rock and roll: Jimmy Page, mítico guitarrista do lendário Led Zeppelin, The Edge do U2 e Jack White, das bandas White Stripes e Raconteurs.

David Guggenheim, diretor do documentário, acompanhou os três guitarristas mostrando suas trajetórias no mundo da música e o estilo de composição de cada um, para entender o que há de singular em seus estilos, e como eles contribuíram para definir o som de suas bandas. Mais do que um documentário sobre a guitarra, “A todo volume” é um passeio pela história de três grandes bandas do rock and roll. Os músicos mostram elementos e influências que ajudaram a moldar o som de seus grupos.

Algumas cenas são marcantes, como quando Page coloca um disco pra tocar e simula tocar guitarra rindo como uma criança. White coloca o disco que mudou, e a canção que é só voz e palmas fora do tempo, como ele mesmo analisa. “É até hoje minha música favorita”. Edge pega uma caixinha velha de fitas K7, e coloca no aparelho. Surge então o áudio da primeira versão da introdução de “Where the Streets Have no Name”, e ele se surpreende por ela não ter mudado quase nada para a versão do disco “The Joshua Tree”.

Não há como negar que “A Todo Volume” foi feito especialmente para os fãs de rock, mas não impede que os amantes da guitarra, ou os que curtem outros estilos musicais possam também admirá-lo. Como já era de se esperar, o filme acaba, obviamente como uma grande “jam session”. Tudo isso em altíssimo som, como um bom rock deve ser ouvido.

* Texto publicado em 07/03/2010, na coluna Mirante, que era feita por mim e pela jornalista Andressa Moreira, no jornal Vale do Aço.

Anúncios

Sobre palpitandoocotidiano

Sou jornalista, com pós em empreendedorismo e marketing.
Esse post foi publicado em Memória. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s